24 agosto 2010

GODSPEED YOU! BLACK EMPEROR

Parte I



Parte II



Godspeed You! Black Emperor (antigamente Godspeed You Black Emperor!), chamada pelos fãs de GY!BE, é uma banda canadiana de post-rock iniciada em Montreal no ano de 1994.

A banda retirou o nome de God Speed You! Black Emperor, um documentário japonês em preto e branco de 1976 dirigido por Mitsuo Yanagimachi, que segue as aventuras dos Bōsōzoku, os Imperadores Negros, gangue de motociclistas japoneses.

É geralmente classificada como post-rock, mas possui muitas influências de estilos como rock progressivo, punk-rock, música clássica e vanguarda. Suas gravações consistem em poucas músicas de longa duração, a maioria entre 15 e 25 minutos, dividas em movimentos que, às vezes, são especificados nos registros das gravações.

Foi formada em 1994 com apenas três membros, mas sua formação varia com frequência chegando a incorporar em torno de 20 membros de uma única vez, mas desde 1998, mantém apenas nove integrantes.

Os instrumentos tocados variam de acordo com a formação, mas sempre houve uma tendência em torno de guitarras e baixos eléctricos, instrumento de cordas e percussão. Outros instrumentos como metalofone e trompa são tocados ocasionalmente. Algumas músicas são acompanhadas por fragmentos gravados pela banda ao longo da América do Norte, incluindo um apocalíptico pregador de rua de Providence, um anúncio em um posto de gasolina, um grupo de crianças falando e cantando em francês, assim como gravações feitas em estações de rádio.

Vários integrantes são anarquistas, por isso existe um forte componente político junto à banda.

Várias canções incorporam vozes que expressam sentimentos políticos, bastante notáveis em "The Dead Flag Blues", do álbum F♯A♯∞, e "Blaise Bailey Finnegan III", do álbum Slow Riot for New Zerø Kanada.

Slow Riot for New Zerø Kanada é o primeiro EP lançado pela Godspeed You! Black Emperor em Montreal, da gravadora Constellation Records em 1999.

O título da canção "BBF3" refere-se ao entrevistado vox pop que se chama "Blaise Bailey Finnegan III", onde as suas excêntricas divagações formam o núcleo da canção. Finnegan recita um poema que ele alega ter escrito a si mesmo. O poema é, de facto, na sua maioria, composta de letras da música "Virus", do Iron Maiden que foram escritos pelos próprio vocalista, Blaze Bayley.

No inicio de 2008, rumores afirmaram que o grupo teria terminado, devido a acontecimentos relacionados a guerra no Iraque, o que logo foi desmentido pela banda que, entretanto, revelou que não há planos, pelo menos a curto prazo, de uma reunião. Os membros do grupo actualmente se ocupam com projetos paralelos e em participações em outras bandas, tais como os Explosions in the Sky.

Enjoy

xxx PERI