05 outubro 2010

peixe:avião





"Tive oportunidade de ouvir madrugada uns meses antes de o primeiro single estar disponível, e é com muito agrado que tenho agora a oportunidade de escrever sobre o álbum, mas ao mesmo tempo, sobre os peixe:avião.

Tem vindo a ser dito que madrugada é um álbum mais simples e menos experimental do que 40.02. Na minha sincera e humilde opinião, a componente de experimentação (assim como a complexidade) em madrugada estão bem mais presentes neste álbum, com recursos técnicos, tanto no que toca à parte de electrónica como à parte instrumental em si bastante mais complexos e elaborados. talvez o exímio trabalho de produção de nelson carvalho, tenha contribuído para uma coerência estética bem maior e uma organização de materiais melhor conseguida, razão pela qual muitos o indicam como um processo de criação mais ponderado, reflectido maduro, mas ao mesmo tempo mais simples. bernardo sassetti, que aqui aparece como músico convidado, refere-se muitas vezes a uma simplicidade que não é simplista mas que é simples. acho que essa é a melhor forma de caracterizar este novo registo da banda bracarense. a simplicidade acaba por vir do amadurecimento da música em si, tanto a nível de composição como produção e de uma coerência do produto final como um todo.

o processo de composição do novo álbum parece ter sido imediato em relação ao álbum anterior, tendo sido iniciado no seguimento do lançamento do registo de estreia da banda. as principais diferenças parecem-me advir da organização e estruturação formal das músicas, dos arranjos, sequências harmónicas mas, ao mesmo tempo, da parte de electrónica que parece mais cuidada. Também o trabalho de captação, mistura e masterização foi melhorado em relação ao álbum anterior. nuvens etéreas deslocam-se sobrepostas aos sintetizadores e às guitarras. e os sintetizadores analógicos, que sempre foram uma imagem de marca da banda nos concertos ao vivo, videoclips, etc., foram alvo de um trabalho mais cuidado. a banda está agora muito mais coesa, com partes de guitarra e baixo trabalhadas com muita mais profundidade, do que acontecia em 40.02, uma bateria que não difere muito do álbum anterior, uma vez que o baterista pedro oliveira apresenta já uma maturidade a nível de linguagem que já se evidencia em green machine, old jerusalem e outros projectos onde esteve envolvido, mas que funciona agora melhor dentro da banda, e ronaldo fonseca, o vocalista com uma escrita muito mais profunda, linhas de vozes melhor conseguidas, etc.

Lançado sob selo próprio, PAD (Peixe:Avião Discos), produto da colaboração entre a banda e a sua agência, sons em trânsito, acumulou uma responsabilidade burocrática em relação à banda, que da minha experiência como músico é algo que não é nada simples de gerir, madrugada é um álbum que a meu ver é isso mesmo - uma madrugada na carreira de uma das melhores bandas nacionais a aparecerem nos últimos anos, e que promete marcar, a meu ver, a história do rock cantado em português. O álbum conta com a participação de bernardo sasseti e manuela azevedo dos clã."


tiago morgado (realizador dos dois videoclips)

Enjoy

xxx PERI

Sem comentários: